Somos a traço forte
do produto da mais alta qualidade ao atendimento de confiança
Conheça mais sobre os nossos diferenciais e surpreenda-se.
Nosso trabalho em números
Anos no mercado
Clientes satisfeitos
Construções projetam personalidades.
Para cada uma delas, nós temos o material certo.
TECNOLOGIA NOS MOVE
Na Traço Forte, acreditamos no potencial da tecnologia para criar materiais e obras cada vez mais completos, seguros e de qualidade. Contamos com laboratório próprio e especialistas atentos às necessidades dos nossos clientes e do mercado
ESCOLHA UMA EMPRESA QUE SE IMPORTA COM O MEIO AMBIENTE
Contamos com uma grande preocupação em preservar o meio ambiente, não somente agora, mas com olhar para um futuro com menos poluição e agradável para vivermos. Na batalha pela redução das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, a indústria produtora de concreto está sob os holofotes, contribuindo com 7% das emissões globais e consumindo substanciais 13% da energia necessária para mover a indústria moderna.
A principal estratégia do setor produtor de concreto para vencer essa batalha está focada na descarbonização e redução/substituição do consumo de energia proveniente de combustíveis fósseis. Essa estratégia levará o setor a ser classificado como um setor verde, com reduzidos (tendendo a zero) índices de emissões de CO2 e utilizando 100% de energias renováveis, – além de potencializar a reutilização dos resíduos gerados no processo produtivo.
Diante deste cenário, e buscando padrões internacionais, a Traço Forte desenvolveu seu planejamento para os próximos anos e iniciou a implementação de estratégias como o aprisionamento de CO2 no concreto fresco. O aprisionamento de dióxido de carbono (CO2) no concreto que produzimos utilizará a tecnologia desenvolvida no Canadá pela Carbon Cure. Tal tecnologia injeta CO2 (i.e., capturado de setor da indústria com elevados índices de emissões na atmosfera) no concreto ainda nos primeiros estágios de produção do material.
A presença de CO2 nos primeiros instantes de mistura do concreto possibilita a fixação do dióxido de carbono pela sua interação com os íons de cálcio liberados nos primeiros instantes que o cimento Portland entra em contato com a água. Essa interação química entre os dois componentes é classificada com uma mineralização do CO2.
O uso desta tecnologia proporcionará uma redução de 17 kg de dióxido de carbono por m3 de concreto da Traço Forte. Esta tecnologia está implantada em mais de 30 países, sendo a Traço Forte a primeira a implantar o sistema no Brasil.
Conheça a Traço Forte
Dúvidas frequentes e respostas que podem te ajudar
Qual a diferença entre as bombas para lançamento de concretos?
Na Traço Forte Concretos contamos com 3 tipos de bomba para atender os seus clientes:
- Bomba Lança: Equipamento montado sobre o chassi de um caminhão, cujo nome, “lança”, se deve ao fato de possuir um mastro distribuidor, acoplado ao equipamento. Ele é articulado e pode ter três ou mais partes (braços), conforme o comprimento total da lança;
- Bomba Estacionária: É um equipamento acoplado a um caminhão, que possui tubulações rígidas e mangotes, que transportam o concreto até o ponto de sua aplicação;
- Betobomba: É um caminhão betoneira que possui uma bomba do tipo estacionária acoplada a ele. A aplicação do concreto é semelhante ao lançamento da bomba estacionária.
Qual o tempo permitido para descarga do concreto?
O tempo total de utilização do concreto fornecido pela Traço Forte Concretos é de 180 minutos (03 horas); esse tempo começa a contar a partir do carregamento do caminhão na usina. Após as 3 horas, o departamento de engenharia da Traço Forte deve ser contactado para prolongar o tempo de utilização do concreto. Isso é feito por meio da utilização de aditivos químicos em dosagens específicas para cada situação e de concreto.
Qual a quantidade mínima para produção e entrega de concreto?
Possuímos caminhões betoneiras com volumes de 8,0 m³ e 10,0 m³. De acordo com a NBR 7212:2021, o volume mínimo a ser produzido e transportado deve ser de no mínimo 3,0 m³.
Como é agendada a entrega do concreto pela Traço Forte?
Na Traço Forte Concretos temos um profissional exclusivo para o agendamento e programação da entrega do concreto, proporcionando aos clientes uma entrega mais rápida e eficiente. Também contamos com câmeras e rastreadores em nossos equipamentos, para informar ao cliente a localização em tempo real do equipamento que está transportando seu produto.
Quanto tempo tenho que esperar para caminhar sobre um piso concretado?
No geral, 24 horas após o final da concretagem. O concreto poderá receber um limitado tráfego de pessoas, para atividades de cura, por exemplo. O ideal é aguardar no mínimo 28 dias, que é o prazo necessário para o material atingir a resistência requerida para a obra.
Quanto tempo preciso esperar para retirar as escoras da minha obra?
A resistência requerida para o concreto é atingida em 28 dias. Por isso, a retirada das escoras deve respeitar esse prazo.
O concreto é impermeável?
Não existe concreto impermeável, porém hoje em dia com a indústria química trabalhando em conjunto com a indústria da construção civil, é possível produzir concretos com baixíssima permeabilidade, aumentando assim a vida útil do concreto e, consequentemente, da estrutura.
Qual o concreto ideal para utilizar na minha obra?
O concreto ideal para cada obra deve ser especificado por um responsável habilitado, seguindo os requisitos estabelecidos pela NBR 6118:2023 e NBR 12655:2022, que especificam os tipos de concreto de acordo com a classe de agressividade do ambiente, resistência mínima a ser utilizada (fck) e consumos mínimos de cimentos por m³.
Qual a diferença entre os tipos de concretos?
Existem diferentes tipos de concreto para atender situações específicas na construção civil. Duas características principais são utilizadas para definir o concreto mais adequado para cada aplicação:
1)Trabalhabilidade – que tem os concretos convencionais e o bombeável como os tipos mais utilizados.
2) Resistência à compressão – nesse caso, cada projeto estrutural irá demandar resistências específicas. Tal propriedade é governada pela relação entre a quantidade de água e a quantidade de cimento (a/c). Por isso, para uma mesma condição de trabalhabilidade, quanto maior a resistência requerida, maior a quantidade de cimento necessária.